history

Pré-Natal

A realização do pré-natal representa um papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.

É importante que as futuras mamães procurem o obstetra antes de ficarem grávidas, para realizarem os exames pré-gestacionais e iniciarem o uso do ácido fólico e comecem a fazer seu pré-natal assim que tiverem a gravidez confirmada. Geralmente os médicos pedem os seguintes exames pré-gestacionais:

• Glicemia, para avaliar se há presença de diabetes;
• Grupo sanguíneo e fator Rh. Esse exame é muito importante, pois detecta a incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê, que pode levar à morte do feto;
• Exame para detectar a toxoplasmose, pois essa doença pode ser transmitida ao feto, causando malformações;
• Exame para detectar a rubéola, doença que pode levar ao aborto, além de causar malformações no bebê;
• Exame para detectar a presença do vírus da hepatite B. Caso a mãe tenha o vírus da doença, algumas medidas podem reduzir as chances de transmissão do vírus para o bebê;
• Exame para detectar Sífilis. A Sífilis pode causar aborto e malformação fetal;
• Exame de urina – Urocultura. Infecções urinarias são causas frequentes de trabalho de parto prematuro;
• Exames para detectar o HIV. O tratamento adequado da gestante com HIV reduz a transmissão do vírus para o feto;
• Exame do funcionamento da tireoide.
• Hemograma para verificar presença de anemia.
• Exame para contagem das plaquetas, relacionadas a coagulação do sangue;
• Ultrassonografias. Antes de gestar para avaliação da anatomia do útero, e durante a gestação para a identificação da idade gestacional e malformações no bebê, quantidade de líquido aminiótico e posição da placenta.

Agendamento