history

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional com intuito de alertar sobre a importância da saúde das mamas. A ação teve início em 1990 nos Estados Unidos, em Nova Iorque e teve como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela Instituição Susan G.Komen Breast Cancer Foundation. No Brasil o projeto iniciou em São Paulo no ano de 2002, no Parque Ibirapuera, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco, Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. Deste então, é uma ação anual que visa divulgar informações sobre o câncer de mama e conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra esta doença.

O câncer de mama é a neoplasia mais comum, sendo responsável por cerca de 25% dos diagnósticos de cânceres. São diagnosticados aproximadamente 60.000 novos casos de câncer de mama no Brasil, por ano. Quando diagnosticado precocemente, pode atingir 95% de cura e, por isso, a importância desse projeto e dessa luta.

A mamografia é o principal exame de rastreamento, pois é o único capaz de identificar as lesões mais precoces do câncer de mama, muitas vezes até em estágios antes da doença tornar-se uma lesão invasora. Outros exames, como a ecografia e a ressonância magnética também podem ser indicados, dependendo de caso para caso, por isso a importância do acompanhamento médico.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres com 40 anos ou mais realizem mamografia anualmente. No entanto, mulheres com idade inferior também devem realizar revisão ginecológica anual com exame físico das mamas e, quando indicado, com exames de imagem complementares.

A luta contra o câncer de mama é de todos nós. Vamos cuidar da nossa saúde e da saúde de quem a gente ama.


Drª. Juliane Dal Vesco
Mastologista