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A IMPORTÂNCIA DE UMA DIETA RICA EM FIBRAS

As fibras podem ser divididas em solúveis e insolúveis, as fibras solúveis se dissolvem na água formando uma espécie de gel, já as fibras insolúveis promovem a circulação de material pelo sistema digestivo e aumentam o bolo fecal. Um tipo complementa o outro e ambas trazem vários benefícios para nós:

• Auxiliam nosso intestino, aceleram o trânsito intestinal e também aumentam o volume das fezes, contudo é importante lembrar de manter uma ingestão hídrica adequada.
• Aumentam a sensação de saciedade, como elas formam uma espécie de "gel" no estômago isto deixa a digestão mais lenta, deste modo prolongando a sensação de saciedade.
• Auxilia na regulação dos níveis de glicose sanguínea, do mesmo modo que a digestão fica mais lenta a absorção também fica, deste modo o aumento da glicose no sangue ocorre mais lentamente e não ocorre picos de insulina para regular estes níveis.
• Melhora os níveis de colesterol e triglicerídeos, as fibras diminuem a absorção de gorduras e colesterol no intestino, deste modo, a longo prazo sua concentração no organismo é reduzida.
• Saúde da flora intestinal e melhora do pH intestinal, as fibras servem de alimento para bactéria benéficas que temos no intestino, deste modo auxilia na saúde da microbiota intestinal. Também através da regulação da eliminação de fezes elimina toxinas e regula o pH do intestino.

Contudo, para ocorrer estes benefícios é indicado um consumo de fibras diário e em quantidades adequadas (entre 20-40g), além de manter uma boa hidratação.

Fontes de fibras: frutas e cereais integrais (arroz, trigo, centeio, aveia) podem ser boas fontes de fibras tanto solúveis como insolúveis. Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha) são boas fontes de fibras solúveis. Verduras e legumes contam com boa quantidade de fibras insolúveis.

ALFREDO DA ROSA SANSEVERINO - NUTRICIONISTA - CRN 9932

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