Minha maneira de trabalhar e minha equipe

Dr. Douglas Ribeiro da Silva | Ginecologia & Obstetrícia

Olá!
Eu sou o Douglas Ribeiro da Silva, trabalho com pré-natal habitual e de alto risco!

Humanizado, ético, com empatia, isso é obrigação! Participar da criação de uma nova vida é inexplicável! Tenho a honra de viver isso!

Ao longo dos anos, comecei a perceber que não bastava minhas consultas, os exames de sangue, as ecografias e os hospitais para que um bom pré-natal acontecesse. Faltava mais olhares, faltava multidisciplinaridade.

Depois de muito pensar formei uma equipe. Quando inicio um pré-natal, já na primeira consulta, a paciente fica sabendo que além de mim e de uma rede de hospitais, existe também:

Uma equipe de anestesistas com ampla experiência em obstetrícia. Faz toda diferença queridas pacientes. Quando acontece uma intercorrência, um sofrimento fetal, uma hemorragia, um caso grave, quem promove os meios adequados para garantir a vida da mãe e permitir que o obstetra salve o bebê e até mesmo a mãe, é um bom anestesista. Não sei por que, mas muitos bebês resolvem nascer na madrugada, já pensou que quando você vai para o hospital o anestesista também é acionado e tem que estar lá em minutos? Sim, minha equipe está sempre de sobreaviso.

A equipe de Pediatras. Sim, pediatras neonatologistas! São médicas com experiência no atendimento do recém-nascido, que fazem toda a diferença na avaliação naquele primeiro minuto de vida do bebê. O minuto de ouro!! Ali na sala de parto ou de cesariana, elas estão sempre preparadas para avaliar e ajudar o bebê nos seus primeiros momentos.

Enfermeiras obstétricas! Ainda no pré-natal, as mamães e papais vão passar por consulta de enfermagem. Vão saber mais sobre a amamentação, sobre os cuidados com a mama. Vão aprender os cuidados básicos com o bebê; como dar o banho, como posicionar, como fazer a higiene do coto umbilical, da orelha, do nariz, dos genitais.  Após o parto, se a coisa ficar confusa e se a amamentação estiver difícil, a família pode pedir ajuda.

Se a paciente gosta da ideia de ter uma Doula, vamos juntos nessa!! Quero conhecer sua doula ou também tenho umas queridas para indicar.

Cada paciente é única. Tem aquelas que vão precisar do endocrinologista, as que vão precisar do nutricionista, psicólogo, pneumologista, cardiologista, cirurgião, psiquiatra, fisioterapeuta.

A quem diga que tudo isso é exagero!

Para as pacientes de alto risco, ter uma rede de apoio significa maior tranquilidade e menor número de situações indesejadas.

Afinal de contas, todos queremos, ao final de nove meses, uma família feliz e cheia de saúde.

Nesse espaço, vocês vão encontrar dicas, fotos, relatos. Um pouco de tudo, da minha história e das pessoas que vão passando por aqui.

Agendar

Consulta Pediátrica durante o pré-natal e atendimento na sala de parto

A inserção do pediatra no terceiro trimestre do pré-natal representa uma oportunidade de antecipação de riscos e um dos pilares da tríade para redução da morbimortalidade neonatal, juntamente com a assistência ao recém-nascido (RN) em sala de parto e a consulta pós-natal dentro da primeira semana de vida.

O período dos primeiros mil dias de vida (desde a concepção até os dois anos de idade) é decisivo para a definição da saúde da criança e do futuro adulto. É nesse período que a morbimortalidade infantil pode ser reduzida por intervenções adequadas da família, do obstetra e do pediatra por ações básicas como acesso a um pré-natal estruturado, nutrição adequada na gestação, suplementação do ferro e ácido fólico, realização de exames, assistência médica ao parto, assistência do pediatra na sala de parto e acompanhamento de puericultura desde a primeira semana de vida pós-natal.

A consulta com o pediatra durante o pré-natal deve ser realizada entre 32 e 36 semanas de gestação. Nesse momento temos a oportunidade de conversar sobre o papel do pediatra na sala de parto, a importância da amamentação, os benefícios do banho tardio, as vacinas realizadas após o nascimento, os testes de triagem feitos no hospital e nos primeiros dias de vida, além de respondermos suas dúvidas para a tão esperada chegada deste novo integrante da família.

Sabemos que ao nascimento, cerca de um em cada 10 recém-nascidos necessita de ajuda para iniciar a respiração efetiva, por isso é de fundamental importância a presença do pediatra no atendimento do recém-nascido no momento do parto, principalmente no primeiro minuto de vida, o tão conhecido golden-minute.

O pediatra com especialização em neonatologia, tem sua formação dirigida para o atendimento dos recém-nascidos a termo e prematuros na sala de parto e no seguimento de puericultura, proporcionando um atendimento especializado e diferenciado para o recém-nascido, além de podermos criar o vínculo para acompanhar de perto o crescimento e neurodesenvolvimento tão especial desta nova vida e podermos ajudá-lo(a) o mais precoce possível.

Agendar

Mensagem das Enfermeiras Obstétricas

O atendimento da enfermeira obstétrica é uma opção segura e legal para o acompanhamento do pré-natal, pré-parto, parto e pós-parto.

As nossas consultas de enfermagem abordam temas da gestação, tais como: parto normal, cesariana, cuidados com as mamas, analgesia para parto, fases do trabalho de parto, puerpério, cuidados básicos com bebê, aleitamento materno, e retirada de dúvidas, de forma acolhedora e atenta, voltada para a família.

Trabalhamos em equipe multiprofissional, juntamente com o seu médico obstetra, pediatra, anestesista, nutricionista, para juntos criamos uma rede de confiança e apoio para você e sua família.

A enfermeira obstétrica está cada vez mais voltada para o cenário do nascimento, procurando métodos eficazes, dando suporte, conforto e segurança para nutrientes e familiares.

Por fim, realizamos acompanhamento do trabalho de parto pré-hospitalar. Somos capacitadas para dar um atendimento completo: ausculta dos batimentos cardio fetais, progressão da dilatação do colo do útero, progressão da posição e descida da apresentação do bebê, métodos não farmacológicos para o alívio da dor e uso do método Spinning Babies, sempre incentivando o empoderamento e o protagonismo da mulher no seu parto e encorajando a participação do seu companheiro, sempre dando apoio emocional. Além disso, realizamos consultoria em amamentação, instrução de Shantala, massoterapia na gestante, aromaterapia e em breve acupuntura.

Para você entender: nosso atendimento é voltado para o parto hospitalar. Acompanhamos gestantes durante o trabalho de parto até o momento certo de encaminhá-la ao hospital, idealmente, para o momento de parir. Em breve, iremos dar continuidade a este atendimento no ambiente hospitalar, juntamente a seu médico assistente. Entre em contato e tire suas dúvidas!

Agendar