Inserção de DIU

DIU – DISPOSITIVO INTRAUTERINO
Hoje, aqui no Brasil, temos 4 tipos de DIU; Cobre, prata+cobre (não hormonais), Hormonal 20mcg e Hormonal 12mcg (hormonais).
O DIU é considerado um método anticoncepcional de longa duração. Existe DIU de 3, 5 e 10 anos. São métodos seguros, mas não são 100% (todos os métodos não são 100%!). São reversíveis, ou seja, quando a paciente decidir, pode retirar facilmente.

DIU NÃO HORMONAL (COBRE E COBRE+PRATA)
O DIU de cobre não libera hormônio, o efeito anticoncepcional se dá pela liberação do cobre, que promovo um processo inflamatório dentro do útero. Esse processo faz com que o útero ser torno um meio hostil para a fecundação, matando ou inativando os espermatozóides. Existem vários tipos de DiU de cobre. Para úteros maiores e menores. Com modelos e tempo de duração diferentes. (3 anos, 5 anos e 10 anos). Esse tipo de DIU é escolhido para quem não quer ou não pode entrar em contato com hormônios.
É importante informar que esse tipo de dispositivo, pode, em alguns casos provocar um aumento no fluxo menstrual e das cólicas.

DIU DE PRATA + COBRE
Ao adicionar a prata ao cobre, pretende-se diminuir o efeito indesejado diu só de cobre que pode provocar maior fluxo e cólicos. Esse DIU dura 5 anos. Existe em tamanho menor e maior.

DIU HORMONAL
Esse dispositivo é revestido pelo hormônio levonorgestrel, um subtipo sintético de progesterona, e evita a gravidez porque afina o endométrio e altera o muco cervical, fazendo com que o ambiente íntimo seja hostil à fecundação.
Os hormonais, além da anticoncepção, promovem diminuição tanto do sangramento quanto das cólicas. Em muitas pacientes acontece a amenorréia, que é a parada completa da menstruação.
O DIU Hormonal 20mcg é bem indicado para anticoncepção, mas também para casos de sangramento anormal. Já o Hormonal 12mcg é uma ótima opção para quem quer aliar anticoncepção a menor liberação hormonal, por ter um diâmetro melhor, tem uma inserção mais confortável. (muito bem indicado para adolescentes e mulheres que ainda não tiverem filhos).


Agendar